quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O conselho





É sempre muito arriscado aconselhar um livro ou um filme a alguém cuja forma de estar, pensar e sentir não dominamos. Em tempos uma pessoa com quem não tenho muita afinidade pediu-me que lhe aconselhasse um livro que tivesse sido adaptado ao cinema e também o filme que resultou do livro. Segundo essa pessoa, teria que ser uma história dramática que envolvesse uma relação amorosa. Ainda pensei em aconselhar o «Doutor Jivago», obra maior escrita por Boris Pasternak e levada ao cinema por David Leane. Mas achei que talvez fosse um conselho óbvio de mais e eu próprio acabei por lhe emprestar «O Monte dos Vendavais» saído da genialidade de Emily Brontë e adaptado ao cinema por Peter Kosminsky. Uma manhã, enquanto desenferrujava as pernas numa curta corrida junto a minha casa, essa pessoa veio ter comigo com o livro e o DVD nas mãos. Fiquei um pouco receoso de ter causado alguma decepção com o meu conselho. Mas não. Depois de me ter colocado nas mãos as duas obras, percebi não só pelo que me foi dito como pelo sentimento expresso nessas palavras que Emily Brontë e Peter Kosminsky tinham causado um efeito emocionalmente devastador na minha interlocutora.






2 comentários:

Rubi disse...

Tenho outra adaptacao ao cinema tambem muito boa, com actores menos conhecidos. O filme e o livro sao fortissimos! Beijos

JL disse...

Sim, Rubi, a adaptação mais famosa de «O Monte dos Vendavais» ao cinema talvez seja mesmo a de 1939, de William Wyler, com o saudoso Laurence Olivier no principal papel. Mas segundo o IMDB, existem cerca de 20 outras adaptações entre cinema e TV do livro da Emily Brontë. Há uma outra, também relevante, datada de 1970, com Timothy Dalton no principal papel. Não me recordo de alguma vez a ter visto.

Beijinho. :)