domingo, 27 de fevereiro de 2011

Óscares 2011: Preferências e Prognósticos



A poucas horas do início da cerimónia da entrega dos Óscares de 2011, deixo aqui a minha opinião e alguns vaticínios.




Melhor Filme
Sinceramente não me parece que «O Discurso do Rei» vença. Creio que está na altura de celebrizar os feitos da América num mundo actual e globalizado onde as redes sociais têm um impacto cada vez maior pelo que julgo que «A Rede Social» pode muito bem arrebatar o troféu. Se fosse eu a escolher sentir-me-ia dividido entre vários deles mas entregava a estatueta a «Cisne Negro».






Melhor Realizador
Aqui o meu preferido é, por via do que escrevi anteriormente, Darren Aronofsky [«Cisne Negro»]. No entanto aposto na vitória de David Fincher [«A Rede Social»].






Melhor Actor
Há dois homens claramente mais merecedores deste prémio, Colin Firth  [«O Discurso do Rei»] e Jeff Bridges [«Indomável»], mas o actor inglês desta vez vai vencer e eu acho muito bem.







Melhor Actriz
Nesta categoria, este ano temos uma mera formalidade para entregar o mais que merecido Óscar a Natalie Portman [«Cisne Negro»]. E eu aplaudo, claro.







Melhor Actor Secundário
Aqui, confesso, divido-me entre duas interpretações. As de Geoffrey Rush em «O Discurso do Rei» e de Christiane Bale em «The Fighter». Ficaria contente com qualquer um a vencer e creio mesmo que Bale desta vez vai subir ao palco do Teatro Kodak.







Melhor Actriz Secundária
Se houvesse justiça neste mundo, a pequena Hailee Steinfeld [«Indomável»] não teria que esperar mais para levar o prémio da Academia de Hollywood para casa. Como o mundo não é justo, aposto que os senhores da Academia o irão entregar a Melissa Leo [«The Fighter»].









Melhor Argumento Original

O argumento de «A Origem» é fenomenal e aquele que escolheria, mas parece-me que aqui o Óscar irá para «O Discurso do Rei», até como forma de compensação se o meu raciocínio de entrega dos prémios estiver correcto.








Argumento Adaptado
Nesta categoria, a entrega do prémio seria outra mera formalidade com o trabalho realizado pela equipa de «Indomável». Mas não deverá ser uma formalidade, deverá mesmo ser uma entrega muito renhida, e creio que «A Rede Social» vai somar aqui mais um amigo de nome Óscar.



 



Melhor Filme em Língua não Inglesa
Não tenho preferências nesta categoria nem simpatia pelo filme, mas creio que «Biutiful» sairá recompensado pelo claro descrédito que demonstra na espécie humana.



 




Melhor Filme de Animação
«O Mágico» é um filme de uma inacreditável magia. Apesar disso, «Toy Story 3» deverá ser feliz e arrecadar o troféu.



 


A melhor cerimónia a que assisti nos últimos anos foi apresentada por um australiano, Hugh Jackman. Esperemos que a nova-iorquina Anne Hathaway, para quem «O Amor é o Melhor Remédio»,  e o californiano James Franco, este já com a prótese depois de ter cortado o braço em «127 Horas»,  possam superar a brilhante performance de Jackman na maior festa de cinema do ano.





6 comentários:

ADEK disse...

Estou com um feeling de que "The Social Network" não vai ganhar troféu de Melhor Filme. Ou será só esperança?:)

JL disse...

A ver vamos, Ana. A Academia de Hollywood é capaz do melhor e do pior, mas eu torço por «Cisne Negro». :)

l00ker disse...

e eu pelo Inception! :) assim de repente veio-me à memória quando "Colisão" ganhou...

JL disse...

O «Inception» está muito à frente, Nuno. Dificilmente cabe nas escolhas da maioria dos membros da Academia. :)

ADEK disse...

Eu acho que só torço contra o "The Social Network":P (Ficava satisfeita com o "Black Swan" ou "The King's Speech"). Também gostava muito de ver o Christian Bale e a Hailee Steinfeld ganhar!

JL disse...

Já vi que o «The Social Network» mexe contigo, Ana. :) Mas não sei não, o "sonho americano" é capaz de estar de regresso e em força. :)