sábado, 11 de junho de 2011

Por um mundo bem melhor






Confesso que não me apetece escrever muito e ainda menos me apetece escrever uma crítica com cabeça, tronco e membros sobre «Num Mundo Melhor» que, como sobejamente sabem, é o filme dinamarquês que arrancou o Oscar deste ano na gala de Hollywood relegando o feioso «Biutiful» para o merecido ocaso e fazendo da sua realizadora, a também dinamarquesa Susanne Bier, uma espécie de mulher gelatina na altura do discurso de agradecimento tão nervosa estava a senhora.
Mas acontece que mesmo em filmes sofríveis, como é este «Num Mundo Melhor», o cinema europeu tem o condão de fazer filmes para um público adulto [e este “adulto” nada tem a ver com a idade dos que vêem cinema] ao mesmo tempo que aproxima a ficção tão sensivelmente da realidade que pelo menos uma certa sensação de satisfação permanece em nós já depois do seu visionamento. E isto ainda que tenhamos consciência que faltou ali algo. Um porra, um foda-se, sei lá, qualquer merda que aproxime ainda mais o cinema do nosso vai e vem  [disse bem, vai e vem] por cá.
Vejam bem, eu nem sequer sou anti-cinema de sítio algum e muito menos dos americanos já que sou pobre mas não sou mal agradecido e da América vieram muitos dos filmes que me fizeram sonhar.  Mas talvez seja essa a grande diferença dos europeus versus americanos já que se estes últimos nos fazem sonhar, os primeiros rapidamente nos fazem acordar e, se necessário, borram-nos a cara de esterco envergonhados pelo mundo que mesmo que por omissão ajudámos a criar.  E a verdade é que os actores e actrizes europeus têm verrugas na cara, varizes nas pernas e nem todos frequentam o Health Club lá do sítio. Em suma, são pessoas como a maioria de nós e não como aqueles caralhos dos americanos que acordam de manhã já barbeados e bem penteados e não cheiram mal da boca. O diabo que os carregue.

4 comentários:

Rubi disse...

Adorei este texto, sobretudo o final. Nao parei de rir...lololololol!

l00ker disse...

:) :) :) :) tavas inspirado!

JL disse...

Rubi, se te fiz rir já valeu a pena ter escrito o texto. Mas a verdade é que eu também queria acordar pela manhã já penteadinho e barbeado. Embora agora use umas barbichas de dois três dias. Pode ser que o Millennium BCP me convide para fazer um anúncio. Se convidou o jovem Mourinho...:)

P.S.- Ah, e é claro que acordo de manhã com um hálito a fazer lembrar os campos verdejantes na Primavera...:)

JL disse...

l00ker, Nuno, jovem sportinguista, acontece-me uma a duas vezes por ano. Mas passa-me depressa...:)