sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Gran Torino






A ausência dói



Em «Gran Torino», esse extraordinário filme de 2008 realizado por Clint Eastwood, a personagem central da trama, Walt Kowalski (protagonizado pelo próprio Eastwood), é um homem só que vê a sua mulher morrer enquanto os seus amigos ou morreram também ou se mudaram para outros locais da cidade. Entretanto, vê o seu bairro habitado na sua esmagadora maioria pelo povo Hmong, uma etnia oriunda do sudeste asiático.

Como grande realizador de cinema que é, em «Gran Torino» Eastwood consegue fazer ainda a ponte entre os conflitos interiores de um homem de alma atormentada e uma sociedade doente. E através de uma realização segura e de uma interpretação verdadeiramente antológica, Eastwood e o seu filme elevam-se a uma categoria superior onde coexistem o drama mais intenso e profundo com cenas de sentido humor.

A nostalgia de outros tempos e um certo impasse vivencial tornam-se elementos fundamentais de uma história onde a expectativa do fim de uma vida já sem grandes estímulos e o apelo da solidariedade se fundem num objectivo comum. E é na consolidação desse  objectivo que o filme de Eastwood se torna perfeito e absolutamente imperdível na história de um homem que encontra a redenção de um modo tão altruísta quanto dramático. E no final do filme talvez sejamos levados a concluir que a perfeição de «Gran Torino» só é possível em contraste com a eterna imperfeição do mundo em que vivemos e naquilo em que o transformámos.

Gran Torino, de e com Clint Eastwood



4 comentários:

l00ker disse...

e foi fechada com chave de ouro a carreira de actor de um mestre, que agora apenas poderá brilhar atrás das câmaras. Excelente filme :)

JL disse...

Um mestre mesmo, Nuno! Que surpreendeu o mundo do cinema como realizador. Esperemos por «Hereafter» para ver como o velho Clint lida com uma temática tão complexa.

CLÁUDIA disse...

Estou ansiosa pelo "Hereafter". Quer pelo tema (que me desperta muito interesse), quer pelo facto de ser realizado por esse grande senhor do cinema!
Em contagem decrescente para a estreia...

JL disse...

Também por aqui a expectativa é muita em ver como Eastwood lida com a [suposta] vida para além da morte, Cláudia. Falta pouco, o filme estreia a 20 de Janeiro.