segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A boa educação por Anton Tchekhov


[Rebecca Hall e Scarlett Johansson à mesa em «Vicky Cristina Barcelona»]






Falecido em 1904, o escritor e dramaturgo russo Anton Tchekhov escreveu que a boa educação não está tanto em não derramar o molho sobre a toalha de mesa mas muito mais em ter a capacidade de não notar que outra pessoa o faça. Suspeito que na sociedade actual muito poucos lêem Tchekhov e muitos menos seguem aquilo que tão nobremente defendia.



4 comentários:

Anfitrite disse...

Que pena eu não ser uma das Irmãs de Anton Tchekhov!
Às vezes derramar o molho é um azar, e não uma falta de educação, até porque se pode estragar o vestido.
Espero que, devido à minha falta que educação, não se veja forçado a eliminar todo o passado dos seus blogues e a criar novos. Uma pessoa sem passado não existe. Além disso os nobres tinham tudo menos boas maneiras.

JL disse...

Anfitrite, não acha que por causa de três ou quatro comentários seus dos quais me recuso a tecer juízos de valor não seria um pouco exagerado eu andar a eliminar blogues? Tem-se em muito boa conta, folgo em saber. :)

Já agora, talvez seja importante que saiba que eu dou muita importância aos comentários. A todos eles. E não eliminei o blogue «Terra Longínqua». Foi removido. Porquê ou por quem? Não sei e pouco me importa, estou a recuperá-lo aos poucos.

Fique bem.

Anfitrite disse...

JL
Por acaso gosto de ser a pessoa que sou, embora isso não me faça muito feliz. Sempre fui tratada pela vida duma forma dura e por isso não gosto de ver as pessoas a porem paninhos quentes. Tenho a presunção de gostar de alertar consciências.

Como nunca tinha visto ninguém eliminar um blogue totalmente, fiquei admirada. Obrigada pela explicação e lamento que tenha de perder tanto tempo na sua recuperação. Talvez todos ganhemos um pouco porque pode ser que ainda consiga melhorar o que já estava bem feito.
Vou dizer isto e pode crer que é o que penso, mesmo que não me tenha em muito boa conta, mas eu sou de ciências, sempre gostei de brincar com os números, o meu forte não é a escrita, mas os sentimentos sim: Digo-lhe que até dá raiva ver uma pessoa escrever tão bem. Mesmo nos melhores blogues há sempre falhas, mas a sua escrita é perfeita. Por isso o julgo um bocado vaidoso. Será que é por se ter também em em boa conta?!
Um bom fim-de-semana para si.

JL disse...

Não estou aqui para julgar, Anfitrite. Muito menos pessoas. Tenha um bom fim de semana.