segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Preconceito



[New York Movie, 1939 - Edward Hopper]




Confesso que quando era adolescente, e mesmo até um pouco mais tarde já jovem adulto, quando conhecia alguém costumava perguntar a essa pessoa se gostava de cinema. E se a resposta era afirmativa de imediato colocava nova questão. Questão essa sobre que filme ou filmes vistos por essa pessoa a tinham de algum modo marcado ou influenciado. Se é que os havia. Eram perguntas quase ao estilo de “diz-me de que filmes gostas, dir-te-ei quem és”. Ainda hoje faço isso um pouco, embora apenas por brincadeira e nunca como fórmula de busca de conhecimento sobre a personalidade ou carácter do outro. Isto apesar das nossas preferências cinematográficas terem tudo a ver com a pessoa que somos. Com a forma como pensamos, como sentimos, com o nosso percurso de vida, académico, profissional e tudo aquilo que de algum modo nos fez ser o indivíduo em que nos tornámos. E até, por vezes, com aquela pessoa que amámos e que apesar de já nada sabermos dela continuamos a ser influenciados pela sua anterior presença na nossa vida.

6 comentários:

redonda disse...

Enquanto lia, pensei em perguntar-te qual seria a tua resposta, mas depois apercebi-me que de certa forma, estás a responder através dos textos que aqui escreves.

um beijinho

Gábi

JL disse...

:)

Carlota Pires Dacosta disse...

E tu JL, gostas de cinema? E qual o teu filme preferido?
Eheheheh Brincadeira

JL disse...

Carlota, sua ribatejana brincalhona! :)

Rubi disse...

Hummmmmm, you got a point. E da' para perceber alguma coisa sobre o meu ser tendo em conta os filmes que vejo, e dos quais falo? Beijos

JL disse...

:)

Não sei muito bem, Rubi...:) Esses perfis, chegam-nos normalmente por via postal. :)

Beijo.