domingo, 31 de outubro de 2010

Haverá Sangue



«Haverá Sangue» é cinema no seu estado mais puro, mais genuíno. Realizado por Paul Thomas Anderson – que já nos tinha oferecido os fabulosos «Jogos de Prazer», «Magnólia» e «Embriagado de Amor» - o filme conta ainda com um actor cuja maior homenagem não é a entrega de uma qualquer estatueta pelos seus pares mas o reconhecimento do público de que é alguém que não se serve do cinema mas que, pelo contrário, serve o cinema com o brilhantismo e a entrega de muito poucos.



Passado nos primórdios do Séc. XX quando começavam a surgir os primeiros magnatas do petróleo, a narrativa descreve um prospector cujo único objectivo na vida é o de se tornar milionário não evitando seguir qualquer meio justificado este apenas pela finalidade que se propôs alcançar. Plainview (Day-Lewis) é um perfeito pulha que, ainda para mais, despreza o seu semelhante; por exemplo, não se lhe conhece um relacionamento com o sexo oposto e toda a ascensão que logra alcançar assenta numa podridão sem limites. A rivalizar consigo no modo deplorável como pauta a sua vida, apenas Eli Sunday (Paul Dano) o asqueroso líder espiritual da pequena e decadente cidade onde se situam as terras inóspitas que irão trazer a prosperidade a Plainview.



Em suma, «There Will Be Blood» – no seu título original, pelo seu abstraccionismo está longe de ser cinema fácil de apreender pelo espectador menos avisado. Isto, com excepção da interpretação assombrosa de Daniel Day-Lewis que poucos deixarão de não reverenciar. Para o facto de ser um filme de percepção delicada conta o pormenor da realização se ter soltado das amarras do sentimentalismo para construir um desapaixonado retrato sócio-cultural da América. A América das oportunidades, da liberdade absoluta mas onde verificamos existir uma completa ausência de valores civilizacionais e humanos por muitos daqueles que atingiram o sonho. Em «Haverá Sangue» não há lugar para mulheres bonitas, homens charmosos ou vidas de causar inveja. Na verdade também não há muito sangue. Há sim petróleo, terras de natureza hostil, dureza e seres humanos de personalidade ensombrada pela cobiça que fundamenta a sua existência enquanto seres vivos.



HAVERÁ SANGUE de Paul Thomas Anderson, com Daniel Day-Lewis e Paul Dano.

Sem comentários: