domingo, 31 de outubro de 2010

No Vale de Elah



«No Vale de Elah» não é apenas mais um filme sobre a guerra nem o Iraque se revela aqui como o novo filão do cinema norte-americano na cicatrização das feridas que conflitos militares desta natureza sempre provocam nas sociedades que os vivem. De facto, existe um novo fantasma na sociedade norte-americana que Paul Haggis (ele que realizou «Crash» em 2004) não tenta exorcizar mas que explora na plenitude, nomeadamente através da personagem de um actor em estado de graça, Tommy Lee Jones: a verdade sonegada e, em paralelo, a busca dessa verdade.



Hank Deerfield (Tommy Lee Jones) é um veterano da guerra que é confrontado com o desaparecimento do filho no seu regresso do Iraque para a base nos Estados Unidos. Deerfield recusa que o filho seja um desertor e parte em sua busca. Daqui para a frente as imagens confrontam-nos com acontecimentos mal explicados – designadamente a descoberta da morte horrível do filho de Deerfield – perante a absoluta indiferença da polícia local e os obstáculos colocados pelos militares. Haggis, que também co-escreveu o argumento, inventa então uma detective (Charlize Theron) com rabos-de-palha na ascensão que teve na carreira mas que se voluntariza no apoio à investigação de um pai a tentar descobrir o que realmente aconteceu com o filho. Mas esta, a introdução da detective na intriga, é uma história colateral desnecessária para o que efectivamente sucede na trama. Bastava que a câmara de Haggis se dedicasse quase em exclusividade ao one man show protagonizado por Tommy Lee Jones cuja espessura dramática da personagem a par da interpretação contida mas irrepreensível do actor, são na verdade o tesouro mais precioso que o filme nos oferece.



Ainda assim, «In the Valley of Elah», no seu título original, é uma interessante proposta fílmica se esquecermos igualmente o desfile de personalidades do cinema como Josh Brolin, Jason Patric e Susan Sarandon cuja presença no elenco mais não visou que apelar à ressonância do nome próprio de cada um. Eu, pelo menos, não os vi por lá ou quando os vi vi-os mal (Sarandon).





NO VALE DE ELAH, de Paul Haggis, com Tommy Lee Jones e Charlize Theron

Sem comentários: