domingo, 31 de outubro de 2010

As gripes também têm destas coisas





Uma gripe é sempre uma coisa arreliadora. Mais que não seja, porque normalmente traz consigo a febre e nos obriga a ficar em casa. Mas pode igualmente ser um pretexto para revermos alguns daqueles filmes de que gostámos muito mas por uma ou outra razão ficaram esquecidos na prateleira dos DVD’s. Em tempos, alguém me pediu uma pequena lista onde constassem algumas incursões do cinema às chamadas ‘crises de idade’. Ou, pelo menos, àquele tempo em que um determinado acontecimento faz com que as pessoas que o vivem resolvam alterar algo nas suas vidas. E como uma gripe pode também ser motivo para voltar a escrever num blogue meio abandonado, aqui fica parte dessa lista. Pelo menos aqueles filmes que revi nestes três dias que já levo de molho. Embora vocês pouco ou nada tenham feito para que vos mande para cima com a minha vida entediante.







As Confissões de Schmidt – É um filme irónico sobre um homem que acaba de se reformar e vê a sua vida entrar num vazio completo. Entretanto, a mulher morre repentinamente e ele, aproveitando ter ficado só, procura refazer a vida, debate-se contra aquilo que a sociedade lhe reserva e, de peripécia em peripécia, acaba por perceber que todas as idades têm o seu encanto.







Íris – É o final da vida dramático de uma mulher brilhante no seu tempo, uma escritora reputada e admirada. Agora, com a doença de Alzheimer a afectá-la, tudo muda e percebe-se a importância de um percurso a dois e de sabermos que não acabamos sozinhos. E de perceber como funcionam as coisas debaixo deste panorama algo aflitivo apesar  da atenuante que frisei de termos alguém ao nosso lado.









O Gosto dos Outros – É um filme francês muito interessante que esteve quase um ano em exibição no Nimas (Lisboa, para quem é de fora). Retrata a crise de meia-idade de um empresário cansado da mulher e apaixonado por uma actriz. A dificuldade que tem em aceitar-se como é ao caminhar para os 50 anos é um dos pontos altos do filme.







Uma Casa, Uma Vida – Um homem, um arquitecto, alguém que levou a vida sem muitas preocupações, descobre, ao passar dos 40 anos, que está a morrer de uma doença terminal. Procura reencontrar-se com o filho e o choque de gerações é evidente e fulcral na trama.







Uma História Simples – Um dos mais comoventes filmes a que assisti. Um homem velho sabe que o seu irmão, com quem está de relações cortadas, está doente. Sabendo que não terá muito mais oportunidades para o rever enceta uma viagem de mais de 400 quilómetros de um estado ao outro viajando num simples cortador de relva adaptado. A obstinação do amor fraternal.








As Invasões Bárbaras – Trata-se de uma película que junta um grupo de amigos anteriormente rebeldes socialmente mas, agora, já passados 16 anos sobre a última vez em que se tinham encontrado. Ter-se-ão instalado e deixado de parte a rebeldia em troca do bem-estar social? De que forma estarão a ultrapassar a crise da meia-idade? E o aproximar da morte, aceitá-lo-ão de bom grado e de modo pacífico?














Sem comentários: