domingo, 31 de outubro de 2010

Apanhados



Raramente vejo televisão. Não por preconceito ou despeito por aquilo em que a televisão generalista dos nossos dias se transformou em nome desse monstro baptizado de share, mas porque entre afazeres vários simplesmente não tenho tempo para ver. Mas num desses raros momentos em que me sento defronte do televisor e viajo de canal em canal apertando com sofreguidão as teclas do comando, fiz há dias uma paragem num programa de apanhados de um dos três principais canais nacionais. Antes não o tivesse feito, já que me veio de imediato à memória uma versão portuguesa do programa que passou há uns anos já não sei se na SIC, RTP ou TVI. Nesse nefasto episódio, recordo-me de um senhor já de idade avançada se preparar humildemente para que lhe tirassem as medidas. Pretexto? Encomendar de imediato o caixão em que ele mesmo desceria à terra quando soasse a sua hora. Hilariante, sem dúvida. Outro pobre homem, pessoa de meia-idade, simples mas voluntariosa, disponibilizara-se não para que lhe tirassem as medidas mas para se deslocar para detrás de um biombo de onde só voltaria com uma dose do seu sémen para doação por um motivo soturno qualquer de que já nem me recordo. Mais uma vez, bastante cómico, olaré. Ora o programa em que há dias fui desafortunadamente aterrar não era de produção nacional mas o espírito é o mesmo: abusar da boa vontade de pessoas que ao quererem ajudar se tornam imediatamente alvo de chacota das audiências. Pelo amor de Deus, não há por aí um legislador que transforme estes actos ignóbeis em crime punível com prisão? Juro, aí sim, eu iria achar um piadão e rir-me que nem um perdido.

Sem comentários: